sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Nosso dia -15 de outubro!!!!




Caros colegas,

No dia do professor(a) ninguém melhor que o saudoso educador Paulo Freire para nos fazer lembrar da implicância contida na luta dos que educa numa concepção libertadora e desejante de mudanças e intervenções capazes de transformar a nós e aos outros.
Mais um dia 15 de outubro para uma categoria que forma a todos e todas nas mais diversas profissões, mas que vem sofrendo o desprestígio, a violência institucional que precariza nosso trabalho, além da violência simbólica e física que muitos são submetidos conforme temos lido na impressa escrita e televisiva do país.
Mudar este quadro é um dever e uma tarefa de todos e todas nós!!!!
Assim se pronuncia Freire (1997, p.151-154) quanto a esta tarefa política, intelectual e emocional do educador(a).
A tarefa do ensinante, que é também aprendiz, sendo prazerosa é igualmente exigente. Exigente de seriedade, de preparo científico, de preparo físico, emocional, afetivo. É uma tarefa que requer de quem com ela se compromete um gosto especial de querer bem não só aos outros, mas ao próprio processo que ela implica. É impossível ensinar sem essa coragem de querer bem, sem a valentia dos que insistem mil vezes antes de uma desistência.
É impossível ensinar sem a capacidade forjada, inventada, bem cuidada de amar. É preciso ousar, no sentido pleno desta palavra...
É preciso ousar para dizer, cientificamente e não blá-blá-blantemente, que estudamos, aprendemos, ensinamos, conhecemos com o nosso corpo inteiro. Com os sentimentos, com as emoções, com os desejos, com os medos, com as dúvidas, com a paixão e também com a razão crítica. Jamais com, esta apenas.
É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional. É preciso ousar para ficar ou permanecer ensinando por longo tempo nas condições que conhecemos, mal pagos, desrespeitados e resistindo ao risco de cair vencidos pelo cinismo.

Parabéns por existirmos e resistirmos!!!
Abraços militantes e esperançosos!!!!
Ana Lúcia Gomes.
Salvador, 15.10.10.
Referência
FREIRE, Paulo. Professor sim, tia não. 16. ed. Olho d’Água.
São Paulo:1997, 127 p.