quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Uso das tecnologias a favor do aprendizado...



Olá pessoal,






Sem dúvida a inserção das tecnologias tem sido a tônica para ampliarmos o acesso ao saber, otimizar a comunicação e a produção do conhecimento. Entretanto, seu uso deve ser mediado a partir das ações humanas criativas, produtivas e colaborativas. Concordo com Freire quando diz: "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"
( Paulo Freire ,2000,p. 45).

O nosso pensar e fazer criativamente elaborados são de fato, a verdadeira "mola propulsora" - a nossa maior riqueza. Usar a tecnologia para ampliar conhecimentos, pesquisar, partilhar saberes, deve ser centrado no que Freire denominou de ação-reflexão. Mediados pelas multimídias poderemos inovar, enriquecer, problemtaizar nossas aulas, mas se o nosso fazer não for condizente com uma metodologia investigativa, o uso das tecnologias de comunicação e informação (TIC), será apenas 'instrumentalizador', e a dialogia se perderá, a criatividade e a produção serão apenas repetição, reprodução e uso das tecnologias pela tecnologia, que não fará com que a comunicação se transforme efetivamente em conhecimento.

O gênero textual "charge" é um rico recurso para leituras produtivas, colaborativas, criativas e problematizadoras...

Eis, uma charge sobre o uso das tecnologias para realizarmos um exercício de leitura coletivamente tecido a partir da mediação da própria tecnologia - nesse espaço virtual do edublog.

Convite feito, vamos à ação!!



















Para saber mais sobre o uso das tecnologias em sala de aula, acesse o link a seguir


http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/223.shtml


















Abraços,
Ana Lúcia

Um comentário:

  1. Sou professor de Matemática. Concordo com Amanda Polato, autora do texto que se encontra no link abaixo. A tecnologia não vai substituir o ensino tradicional da matemática, pois é preciso fazer com as mãos para se entender todo processo matemático, as tecnologias servem para ajudar, para facilitar a compreensão e deve de fato ser utilizada.
    Saudações acadêmicas,
    Jones.

    http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/ferramentas-tecnologicas-aulas-matematica-476002.shtml

    ResponderExcluir