terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mais um Natal na roda viva da vida...



amig@s querid@s, alun@s, colegas.....




Mais uma ano está findando-se e muitos de nós tivemos perdas, choros, alegrias, renovações. Perdemos nosso colega amigo , solidário, e um profissional comprometido e apaixonado pelo seu trabalho. Estou falando do nosso amigo e companheiro João Assis, professor de Matemática da FTC EAD, nosso grande parceiro.


Este texto é uma homenagem a ele....




Mais um Natal....na roda viva da vida





Ana Lúcia Gomes da Silva
[1]

O ano de 2009?????!!! Passou célere e não nos apercebemos, pois a correria diária para produzirmos nossas existências, não nos deixou saborear os melhores momentos da natureza, da casa dos nossos pais, dos nossos amigos e colegas, não nos permitiu realizar as visitas idealizadas, os passeios planejados, enfim, muito do que gostarímos de fazer se resumiu em trabalhar, trabalhar, pagar contas, suar, correr de um lado para outro em diversas empresas, a fim de ter um salário melhor, trocar de carro, pagar mais impostos, seguros, enfrentar engarrafamentos diários, envelhecer precocemente e ir ao salão para melhorar a aparência, cobrir os cabelos brancos, rejuvenescer mais um pouco.
Então, estarrecidos nos damos conta que se aproxima mais um natal, mais um período de reflexão, mais uma chance de (re)encontros, de vivenciar o embalo dos cânticos, a magia das luzes, das decorações nos lares, nas lojas, na cidade. Neste momento natalino, confirmamos tristes e chorosos, que faltam alguns amigos, parentes, conhecidos, que se foram... ou para o outro lado da vida, ou mudaram de cidade e deles nos afastamos.
Nesse instante, percebemos que nossa correria é vã, que poderíamos ter aproveitado melhor cada dia, que nosso parente , nosso amigo(a), não estão mais aqui entre nós; não mais os abraçaremos, ouvirems seus falares e risos.
Mais um natal chegando; é hora de voltamos a prometer a nós mesmos que em 2010 será diferente.
Trabalharemos menos, mas viveremos mais , aproveitaremos cada momento, cada familiar , cada amigo... faremos os passeios e as visitas prometidas e adiadas. Seremos mais solidários, faremos mais preces, dormiremos melhor, enfim , aprenderemos a viver com menos, tendo muito mais. Sim, tendo mais calma, mais alegrias, mais saúde, mais tempo. Tempo, este que nos fez parar por alguns segundos para elaborar este texto, para refletir o sentido de cada natal em nosas vidas. Em nossa Academia Jacobinense de Letras, que terá o prmeiro natal sem nosa querida companhiera Alcira, menos um em nosso círculo de amizade, mas o nosso carinho, a nossa gratidão, o nosso maor transcendem e a acompanhan neste e noutros natais, de encontros , de saudades..
É mais um convite do mestre Jesus para aprendermos a vivenciar natais cotidianamente e nos perguntarmos: Aprendemos? Teremos mais um ano de chances? Aproveitaremos essas chances? O que realizaremos em 2010 de ações que não são visibilizadas, não são avaliadas quantitativamente apenas?
É hora de mais ‘um balanço’ de nossas ações, do nosso encontro com nossos anjos, medos, demônios interiores. É hora de sermos corajosos e admitirmos as falhas, a não transformação de informações em conhecimento.
Enfim, é hora de aprender, de crescer não apenas intelectualmente, de não sermos mais um número, mais um na multidão que célere deixa a vida passar ‘entre os dedos’ e como eu, se espanta. Já está chegando o natal???? Não é possível, natal foi ontem. E será sempre ‘ontem, se não fizermos ele exsitir cotidinamente em cada um de nós....
Confesso que sou apaixonada pelo natal e seu brilho, sua magia, sua energia que emanna nos ambientes, nas lojas, mas em especial nas famílias e nos encontros, nos abraços e aconchegos, nas preces e na celebração da vida.
Oxalá dê tempo de ressignificarmos nosos natais, pois como nos diz tão sabiamente o educador da esperança, nosso saudoso Paulo Freire [...]“Gosto de ser gente porque a história em que me faço com os outros e de cuja leitura tomo parte, é um tempo de possibilidade e não de determinismo”. (FREIRE, 2001,p. 48)
Acreditando que estamos nesse tempo de possibilidades, comecemos, ou melhor(re)comecemos nossa (re)existência pautando a vida em valores mais perenes....



[1] Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bhia(UNEB) .

Um comentário:

  1. pois é aninha. eu já não sou tão fã do clima de natal, porque acho que esse clima que você descreve no seu texto se perdeu um pouco. o consumo está mandando no coração das pessoas e das empresas. e há uma sensação de falsa sensibilidade... pode ser muita amargura de minha parte ou talvez uma dose de pessimismo, mas sou um cara que costuma acreditar nas pessoas! por isso, um texto desses me dá forças pra acreditar em mais um natal. e acreditar que as pessoas vão se comportar com esse espírito durante todo o ano! vamos plantar humanidade! saudações.

    ResponderExcluir