segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Boas-vindas !!!!!








Bem-vindos e bem vindas ao edublog EJA na Diversidade: construindo saberes

Estamos todos e todas inseridos numa sociedade em que as informações circulam velozmente e a cada dia novas demandas são apresentadas a nós, educadores e educadoras, como desafios aos nossos fazeres e saberes docente. Estas informações requerem de nós, leituras críticas, possibilidades de análise e estabelecimentos de relações, para que as transformemos em conhecimento.

É preciso, pois, considerar que em se tratando de educadores/as de jovens e adultos o educador popular não pode ser ingênuo nem espontaneísta como nos apontam Freire, Gadotti, Alves, Onçay e tantos outros que estudam e defendem a educação popular como instrumento de transformação humana, política, estética, ética e técnica. Este educador/a necessita de organização, sistematização e estudo para que o seu fazer pedagógico seja implicado, encarnado e portanto, comprometido.

Não se deve negligenciar os saberes prévios dos educandos e suas histórias de vida, é preciso incorporar esse repertório cultural, lingüístico e político às aulas de EJA e a partir de um trabalho formal, sistematizado e planejado de forma significativa e contextualizada, ir realizando a passagem dos saberes informais aos saberes formais escolarizados, o que Paulo Freire (2002) denomina de passagem – note-se, passagem e não ruptura – da curiosidade ingênua para a curiosidade epistemológica e da heteronomia dependente para a autonomia responsável. Assim, será muito mais significativo estudar, pesquisar, aprender e socializar a construção do conhecimento nessa dupla passagem paulofreiriana.
Portanto, convite feito, para que possamos educar promovendo a igualdade de gênero, raça, respeitando às diferenças, as diversidades que compõe a raça humana e ainda empoderando mulheres e homens cotidianamente.

Estamos construindo conhecimento em rede de solidariedade e você faz parte dessa elaboração coletiva e desse fazer colaborativo!!!
Abraços esperançosos e portanto, militantes!!
Ana Lúcia Gomes

Um comentário: